O PRESIDENTE FALOU...

Luís Filipe Vieira: «País merece um Benfica grande»

O presidente do Benfica falou, em entrevista em modo sereno e de resposta rápida,destacou o atual momento da equipa, sublinhou que os sócios e adeptos "não têm hoje vergonha de dizer que são do Benfica",dizendo ainda que "o País merece um Benfica grande".

«Não está na minha cabeça vender jogadores»

Luis Filipe Vieira falou do modelo de negócio dos encarnados, que conta também com a renegociação dos direitos desportivos em 2013.
«Na minha cabeça não está vender jogadores. Se o Benfica se mantiver na Liga dos Campeões e tiver uma determinada verba sobre os direitos televisivos, não precisa de vender jogadores, até pode comprar. O meu jogador preferido é o Luisão, é um verdadeiro líder», comentou.
«O passivo bancário é de 200 milhões e poderia desaparecer com as vendas dos activos, sei as propostas que tenho. Até podia sair e deixar tudo pago, mas não está nos meus planos», reforçou.
«Hoje os grandes investidores do Benfica são os sócios. Agora, as receitas televisivas andam à volta dos 10 por cento do total. Sabemos que em 2013 vamos aumentar em muito isso e a partir de amanhã vamos começar a falar com os nossos parceiros», sublinhou.
Vieira evitou falar das claques, mas desejou que no próximo FCP-Benfica tudo corra bem.

Vieira recusa reatar relações com Pinto da Costa

Luís Filipe Vieira falou sobre a ausência de relações com o presidente do FCP, comentando também o castigo a Hulk e o interesse comum em alguns jogadores.
Na entrevista, Luís Filipe Vieira evitou falar sobre temas que não o Benfica, mas não conseguiu deixar de falar sobre a sua relação com Pinto da Costa, presidente do FCP.
«O que estragou a nossa amizade? Nunca traí ninguém. Se calhar, foi a minha vinda para o Benfica o que levou a que nos tenhamos chateado. Talvez soubesse que eu podia fazer alguma coisa séria pelo Benfica...», comentou.
Falando directamente sobre Falcao e outros jogadores que estiveram na mira do Benfica e acabaram no Porto, Vieira foi directo: «Pinto da Costa nunca me roubou nada. O Falcao? Não posso, às duas da manhã, duplicar o salário dele, só isso.»
Assim, perante a questão de reatar relações, Vieira foi peremtório: «Não imagino que isso aconteça, não quero. Poderá haver outro presidente do Benfica que o faça, mas eu não. Enquanto essa pessoa estiver à frente dessa instituição, não, mas não tenho nada contra o FCP.»
Quanto ao processo Apito Dourado, sublinhou que nunca conheceu Carolina Salgado - «nunca a conheci nem nunca foi aliada do Benfica» -, ex-companheira de Pinto da Costa, que «não liga» a árbitros, comentando apenas uma conversa com Valentim Loureiro, então presidente da Liga, sobre a nomeação do árbitro Martins dos Santos para um Benfica-FCP, que recusou. «Disse ao major para não ir por aí, porque se não resolvia o assunto de outra maneira, não ia ao jogo.»
Sobre o castigo a Hulk, Luís Filipe Vieira não deixou de usar a ironia embora não tenha comentado as diferentes decisões da Comissão Disciplinar da Liga e do Conselho de Justiça da Federação. «O que sei é que, mesmo com menos 12 jogos, continua a ser o jogador da Liga que perdeu mais bolas. E que ele não devia ter feito o que fez. O pior que pode existir é as pessoas não aceitarem as derrotas. Admito que os árbitros errem, mas hoje não desconfiamos da arbitragem», disse. Aliás, sublinhou, «a regra é não comentar arbitragens»: «Respeitamos os os nossos adversários, sempre. O Benfica é sério nas abordagens que faz a todos os jogos.»

«Se eu não apareço, Jesus estaria no FCP» - Luís Filipe Vieira

O presidente Luís Filipe Vieira, disse que mantém um relação de forte confiança com o treinador Jorge Jesus e planeia renovar com o técnico em breve.
«O Jesus esteve para trabalhar no Benfica há dois anos. No primeiro ano no Rui Costa, as coisas estavam acordadas, mas pensou-se que não se deveria logo apostar num português. Mas o ano passado, se calhar, se eu não apareço, ele seria hoje treinador do FCP. Vi algumas mensagens nesse sentido. E por isso fomos logo buscá-lo. Tinha uma vontade muito grande de trabalhar com Jesus e de certeza que ele vai ficar muito tempo no Benfica, brevemente vamos falar», disse, revelando assim que pensa propor renovação de contrato a Jorge Jesus.
«Não entra um jogador sem o Jesus saber quem é. É ele que escolhe, mas quem decide sou eu, é difícil haver decisões contra a minha vontade. Todos os dias falo com o Jorge Jesus, seja a que horas for, uma ou duas da manhã. Tenho um treinador com quem posso dialogar», disse ainda.

«Di María é irreverente e não anti-desportivo»

Por Gonçalo Guimarães in A BOLA

Ex-árbitro António Rola não concorda com críticas ao argentino. Diz que a disciplina era o alicerce que faltava ao Benfica para ter sucesso.
António Rola, ex-árbitro, trabalhou como assessor do Benfica para as questões de arbitragem no tempo de Jesualdo Ferreira, ligação cessada com a chegada de Camacho e retomada esta época, na era Jorge Jesus, ainda que em moldes diferentes, dado que as reuniões com o plantel, para falar sobre as leis e situações do jogo, são pontuais e não assíduas, conforme explicou o próprio, que ontem participou no almoço-convívio na Casa do Benfica em Samora Correia.
Tema incontornável, as fortes críticas de que Di María foi alvo por parte dos jogadores, treinador e manager do Sp. Braga, após o duelo da Luz. «Di María é um jogador muito tecnicista, muito leve. Um toque suave nele pode causar tanto impacto como um toque mais forte no Cardozo. Não concordo que o Di María esteja sempre a simular ou a ter atitudes anti-desportivas. É irreverente e essa irreverência faz falta ao futebol», defendeu António Rola, elogiando as águias. «O Benfica tem excelentes dirigentes, treinadores e jogadores. Para ter sucesso só lhe faltava a disciplina.»
- 29-03-2010

O novo clássico Benfica-Braguinha - Por Ricardo Araújo Pereira




Por
Ricardo Araújo Pereira in A Bola

MIGUEL SOUSA TAVARES
16 DE FEVEREIRO DE 2010
O Fernando Guerra pode, pois, tomar nota desde já: dificilmente os portistas e os bracarenses irão reconhecer o mérito de um campeonato ganho pelo Benfica nestas circunstâncias

MIGUEL SOUSA TAVARES
23 DE MARÇO DE 2010
O que me incomoda, sim, é que os elogios aproveitem a tantos benfiquistas que os não merecem. Daqueles que, inversamente, nunca foram capazes de reconhecer mérito às vitórias portistas dos últimos anos

O clube que é referido nas escutas pelo árbitro condenado por corrupção passiva como «o meu Braguinha» tem hoje o privilégio de visitar o estádio do primeiro classificado. Será uma oportunidade inédita para os jogadores do Braguinha de Augusto Duarte verem um estádio cheio de espectadores pagantes. Espero que tragam a máquina fotográfica. Confesso que não sei muito sobre a táctica do Braguinha de Augusto Duarte, mas creio que o Braguinha de Augusto Duarte vai tentar explorar as faixas laterais — e também as faixas laterais das faixas laterais, como no jogo em casa contra o Marítimo, em que a jogada do golo da vitória começou do lado de fora do campo. Não só os laterais do Benfica terão de estar atentos, como seria bom que Jorge Jesus ministrasse um treino táctico aos apanha-bolas. Sobre a equipa do Braguinha de Augusto Duarte, só tenho uma certeza: ao contrário do que aconteceu no jogo contra o Porto, Meyong vai certamente jogar de início. Julgo mesmo que o jogador terá sido poupado no Dragão para se apresentar hoje nas melhores condições. Será, creio, um jogo difícil, na medida em que o Braguinha de Augusto Duarte tem fama de oferecer um prémio de 50.000 euros aos capitães dos adversários do Benfica. Estarão motivadíssimos, os capitães do Braguinha de Augusto Duarte.
OBenfica, que nunca perdeu uma final com o Porto, venceu, sem surpresa, a Taça da Liga. É verdade que Nuno foi incapaz de segurar um remate relativamente fraco de Rúben Amorim, mas é provável que o guarda-redes do Porto estivesse a jogar lesionado por ter as falangetas doridas de redigir comunicados.

Não posso, claro, deixar de fazer uma alusão ao lamentável ambiente de violência que rodeou o jogo. Foi especialmente chocante a conduta daquele hooligan que joga no centro da defesa do Porto. Registo, apesar de tudo, a lucidez de Bruno Alves quando mostrou quatro dedos ao público. Mesmo naquela hora difícil, o central manteve a cabeça fria e foi capaz de calcular a média de golos sofridos pelo Porto nas goleadas contra Arsenal e Benfica: quatro. E fez questão de informar o público da conclusão a que tinha chegado.

Quanto à final propriamente dita, apesar de tudo foi um jogo à antiga: dantes, o árbitro perdoava a expulsão a dois jogadores do Porto e o Porto ganhava. Agora, o árbitro perdoa a expulsão a dois jogadores do Porto e o Porto perde por 3-0. Talvez tenha mudado qualquer coisa, mas o essencial manteve-se.
TENDO em conta a gravidade dos factos que foram ocorrendo fora do campo, é forçoso reconhecer que este campeonato ficará conhecido por causa de factores extra-futebol: para todos os efeitos, este será sempre o campeonato durante o qual foram publicadas as escutas do Apito Dourado no YouTube. Mas o túnel da Luz também teve algum protagonismo. Depois de a Comissão Disciplinar da Liga ter deliberado, de forma completamente absurda, que os stewards eram agentes desportivos, o Conselho de Justiça da Federação veio finalmente pôr ordem na demência e decidiu que os stewards são, na verdade, público. Como é óbvio, fez-se justiça. Parece evidente que os profissionais contratados para controlar o público são, também eles, público. Suponho que, quando um steward falta ao serviço, não seja punido: trata-se de um espectador a quem não apeteceu ir ao estádio nesse dia. E ficaria surpreendido se os stewards agredidos não fossem, eles sim, castigados: ao que pude apurar, nenhum daqueles membros do público agredidos por Hulk e Sapunaru tinha pago o respectivo bilhete. Uma vergonha que não deve passar sem punição.

Agora sim, o castigo de três jogos a Hulk parece adequado à infracção. Recordo que, em Braga, Cardozo foi castigado com dois jogos de suspensão por, como as imagens demonstraram, não ter agredido ninguém. Hulk levou mais um por espancar um segurança. É mais do que justo que as agressões efectivas sejam punidas com mais um jogo do que as imaginárias.

Há, no entanto, alguns pormenores inquietantes no acórdão do CJ da Federação. Os portistas sempre sustentaram que os castigos a Hulk e Vandinho eram igualmente injustos. Faziam parte da mesma sombria cabala que devia ser combatida à força de vigílias. Agora, contudo, dizem que foi feita justiça quando o CJ da Federação manteve o castigo de Vandinho (cuja equipa segue no campeonato à frente do Porto, a propósito). Mais: o Porto mantém que a deliberação da Liga é extremamente iníqua, profundamente injusta, manifestamente reles, deliberadamente maldosa, safadamente ruim. O acórdão do CJ, apesar de não concordar com ela, diz que é, e cito, «legítima». Quem toma decisões legítimas deve indemnizações a alguém? A justiça chega tarde mas chega confusa.

Em Portugal, ser levado ao colo pelo entusiasmo dos adeptos é crime, ser levado ao colo pela arbitragem é dirigismo brilhante.

POR: IL CAPITANO = serbenfiquista.com

LAMENTO muito, mas um adepto não deve apenas dizer bem. Sobretudo quando é fácil. Apesar do bom futebol, das vitórias, do imenso receio que o Benfica inspira aos adversários, da profunda satisfação que todos os benfiquistas sentem quando vêem a equipa jogar, nem tudo corre bem. Um treinador deve exercer um controlo perfeito sobre a equipa e Jorge Jesus, por muito que me custe admiti-lo, não consegue. São já várias as conferências de imprensa em que o treinador do Benfica lembra que a equipa não pode golear sempre. Os jogadores, num acto de indisciplina recorrente, e que mereceria castigo sério, continuam a desmenti-lo. Quando chegou ao Benfica, Jorge Jesus disse que os jogadores iriam jogar o dobro do que haviam jogado no ano passado. Neste momento, os jogadores jogam o quádruplo do que Jorge Jesus pensava que eles iam jogar. É muito feio faltar ao prometido.

As falsas expectativas que o treinador do Benfica lançou no início da época tiveram efeitos muito negativos até na minha vida pessoal. Quando soube que o Benfica jogaria o dobro do que havia jogado no ano passado fiquei contente, mas não demasiado. O Benfica não jogava assim tanto para que a perspectiva de passar a jogar apenas o dobro fosse especialmente apelativa. Por isso, cometi a imprudência de marcar compromissos profissionais para dias de jogo do Benfica. Não pude ver no estádio a goleada ao Everton e fui forçado a acompanhar a goleada ao Belenenses apenas na televisão. Tivesse Jorge Jesus sido rigoroso e eu teria metido licença sem vencimento até ao fim da época.

Muito embora o Benfica seja, neste momento, uma máquina de triturar equipas e fazer golos, muita gente adverte ainda para os perigos que podem resultar do entusiasmo dos benfiquistas. Pelos vistos, o entusiasmo benfiquista é perigoso. Quando as outras equipas perdem, o adversário joga melhor. Quando o Benfica perde, a culpa é do entusiasmo dos sócios. Não se percebe a razão pela qual os outros treinam: segundo esta curiosa teoria, basta entusiasmarem-nos o terceiro anel para estarmos em apuros. O mais interessante é que o mesmo entusiasmo, tão contraproducente, também é apontado como um factor que nos beneficia. Sportinguistas e portistas queixam-se de que a onda de entusiasmo contagia os jornais e empurra o Benfica, o treinador do Braga lamenta que o Benfica seja levado ao colo pela euforia dos seus próprios adeptos. Em Portugal, ser levado ao colo pelo entusiasmo dos adeptos é crime, ser levado ao colo pela arbitragem é dirigismo brilhante. O treinador do Braga, por exemplo, nunca se queixou disso. Calha sempre estar a olhar para o chão.

EQUIPA 2009/10




EQUIPA 09/10

GUARDA-REDES
1 Moreira (POR)
12 Quim (POR)
13 Júlio César (BRA)

DEFESAS
4 Luisão (BRA)
14 Maxi Pereira (URU)
22 Luis Filipe (POR)
23 David Luiz (BRA)
27 Sidnei (BRA)
28 Miguel Vítor (POR)
35 Jorge Ribeiro (POR)
48 Roderick Miranda (POR)

MEDIOS
2 Airton (BRA)
5 Ruben Amorim (POR)
6 Javi Garcia (SPA)
8 Ramires (BRA)
10 Pablo Aimar (ARG)
17 Carlos Martins (POR)
18 Fábio Coentrão (POR)
20 Angel Di Maria (ARG)
24 Felipe Menezes (BRA)
25 César Peixoto (POR)

ATACANTES
7 Oscar Cardozo (PAR)
9 Mantorras (ANG)
19 Weldon (BRA)
21 Nuno Gomes (POR)
30 Javier Saviola (ARG)
31 Alan Kardec (BRA)
32 Éder Luís (BRA)

========== TRANSFERENCIAS ==========
ENTRADAS
Weldon (BRA)<-Sport Recife
Javi Garcia (SPA)<-Real Madrid
Javier Saviola (ARG)<-Real Madrid
Jose Shaffer (ARG)<-Racing Club
Ramires (BRA)<-Cruzeiro
Patric (BRA)<-São Caetano
Keirrison (BRA)<-Barcelona[Emprestimo]
Julio Cesar (BRA)<-Belenenses
César Peixoto (POR)<-Sp.Braga
Felipe Menezes (BRA)<-Goia's
Alan Kardec (BRA)<-Vasco Da Gama
Éder Luís (BRA)<-Atlético-MG
Airton (BRA)<-Flamengo

SAIDAS
Kostas Katsouranis(GRE)->Panathinaikos
Ariza Makukula (POR)->Kayserispor
Giles Binya (CAM)->N.Xamax
László Sepsi (ROM)->Poli Timisoara
Felipe Bastos (BRA)->Belenenses[ Emprestimo ]
Freddy Adu (USA)->Aris
Moretto (BRA)
Hassan Yebda (FRA)->Portsmouth[ Emprestimo ]
Shafer (ARG)->Banfield[Emprestimo]
Javier Balboa (ESP)->FC Cartagena[Emprestimo]
Marco Zoro (CdM)->V.Setúbal[Emprestimo]
Keirrison (BRA)->Fiorentina
Patric (BRA)->Cruzeiro[ Emprestimo ]
Urreta (URU)->[Emprestimo]

PORTUGAL LIGA SAGRES 09/10


======PORTUGAL LIGA SAGRES 09/10======
Pts- J --V--E--D
64_25_20_4__1- SL BENFICA
61_26_19_4__3- SP BRAGA
----------------------------------------
56_26_17_5__4- FC PORTO
41_25_11_8__6- SPORTING
----------------------------------------
36_25_10_6__9- V.GUIMARAES
34_26_9__7_10- U.LEIRIA
33_25_8__9__8- P.FERREIRA
33_26_9__6_11- NACIONAL
30_26_8__6_12- NAVAL
30_25_8__6_11- MARITIMO
28_26_6_10_10- RIO AVE
25_25_6__7_12- ACADEMICA
24_25_5__9_11- V.SETUBAL
24_25_4_12__9- OLHANENSE
----------------------------------------
18_25_4__6_15- LEIXOES
15_25_2__9_14- BELENENSES

=EPOCA-LIGA SAGRES=
1- SL BENFICA 1 - 1 MARITIMO
2- V.GUIMARAES 0 - 1 SL BENFICA
3- SL BENFICA 8 - 1 V.SETUBAL
4- BELENENSES 0 - 4 SL BENFICA
5- U. LEIRIA 1 - 2 SL BENFICA
6- SL BENFICA 5 - 0 LEIXOES
7- P.FERREIRA 1 - 3 SL BENFICA
8- SL BENFICA 6 - 1 NACIONAL
9- SP.BRAGA 2 - 0 SL BENFICA
10-SL BENFICA 1 - 0 NAVAL
11-SPORTING 0 - 0 SL BENFICA
12-SL BENFICA 4 - 0 ACADEMICA
13-OLHANENSE 2 - 2 SL BENFICA
14-SL BENFICA 1 - 0 FC PORTO
15-RIO AVE 0 - 1 SL BENFICA
-----------------------------------------
16-MARITIMO 0 - 5 SL BENFICA
17-SL BENFICA 3 - 1 V.GUIMARAES
18-V.SETUBAL 1 - 1 SL BENFICA
19-SL BENFICA 1 - 0 BELENENSES
20-SL BENFICA 3 - 0 U.LEIRIA
21-LEIXOES 0 - 4 SL BENFICA
22-SL BENFICA 3 - 1 P.FERREIRA
23-NACIONAL 0 - 1 SL BENFICA
24-SL BENFICA 1 - 0 SP BRAGA
25-NAVAL 2 - 4 SL BENFICA

=LIGA SAGRES-MARCADORES=
20 Oscar Cardozo (SL BENFICA)
20 Falcao Garcia (Fc Porto)
12 Liedson (Sporting)
11 Saviola (SL BENFICA)
11 Edgar (Nacional)
------------------------------------------
4 Ramires (SL BENFICA)
4 Di Maria (SL BENFICA)
3 Nuno Gomes (SL BENFICA)
3 Javi Garcia (SL BENFICA)
3 Carlos Martins (SL BENFICA)
3 Luisao (SL BENFICA)
3 Weldon (SL BENFICA)
2 David Luiz (SL BENFICA)
2 Maxi Pereira (SL BENFICA)
2 Pablo Aimar (SL BENFICA)
2 Ruben Amorim (SL BENFICA)
1 Eder Luis (SL BENFICA)

UEFA EUROPA LEAGUE 09/10


=======UEFA EUROPA LEAGUE 09/10=======

= PLAY-OFF =
SL BENFICA (Por) 4 - 0 VORSKLA POLTAVA (Ukr)
VORSKLA POLTAVA (Ukr) 2 - 1 SL BENFICA (Por)

=EUROPA LEAGUE FASE DE GRUPOS=
GRUPO [ I ]
Pts-J --V-- E --D
15_6__5__0__1 -SL BENFICA (POR)
9__6__3__0__3 -EVERTON FC (ING)
-------------------
7__6__2__1__3 -BATE BORISOV (BLR)
4__6__1__1__4 -AEK ATHENS (GRE)

SL BENFICA 2 - 0 BATE Borisov
AEK 1 - 0 SL BENFICA
SL BENFICA 5 - 0 Everton
Everton 0 - 2 SL BENFICA
BATE Borisov 1 - 2 SL BENFICA
SL BENFICA 2 - 1 AEK

=16avos-FINAL=
Hertha BSC Berlin 1 -1 SL BENFICA
SL BENFICA 4 - 0 Hertha BSC Berlin[5 - 1 Agg.]

=8avos-FINAL=
SL BENFICA 1 - 1 O.Marseille
O.Marseille 1 - 2 SL BENFICA [2 - 3 Agg.]

=QUARTOS-FINAL=
SL BENFICA 2 - 1 Liverpool
Liverpool 4 - 1 SL BENFICA [5 - 3 Agg.]

CARLSBERG TACA DA LIGA 09/10







========CARLSBERG TACA DA LIGA 09/10========
=3a FASE DE GRUPOS=
GRUPO [ C ]
Pts-J --V --E --D
7__3__2__1__0 -SL BENFICA
-------------------
4__3__1__1__1 -NACIONAL
4__3__1__1__1 -RIO AVEL
1__3__0__1__2 -V.GUIMARAES

SL BENFICA 1 - 0 Nacional
V.Guimarães 1 - 1 SL BENFICA
Rio Ave 1 - 2 SL BENFICA

=SEMI-FINAL=
Sporting CP 1 - 4 SL BENFICA
FC Porto 1 - 0 Academica

=FINAL=
SL BENFICA 3 - 0 F.C.Porto


PRE-EPOCA 09/10


=PRE-EPOCA-RESULTADOS=

SION 2 - 2 SL BENFICA
SL BENFICA 2 - 0 SHAKHTAR DONETSK
SL BENFICA 2 - 1 ATLETIC BILBAU (VRSA Torneio doGuadiana)
SL BENFICA 2 - 1 OLHANENSE (VRSA Torneio do Guadiana=Vencedor)
SL BENFICA 1 - 2 ATLETIC MADRID
SL BENFICA 2 - 0 SUNDERLAND (Amsterdam Tournament)
AJAX 2 - 3 SL BENFICA (Amsterdam Tournament=Vencedor)
SL BENFICA 4 - 0 PORTSMOUTH (Torneio de Guimaraes)
VIT. GUIMARÃES 0 - 2 SL BENFICA (Torneio de Guimaraes=Vencedor)
SL BENFICA 1 - 1 AC MILAN=*5 - 4 pen (Eusébio Cup=Vencedor)
CELTIC 1 - 3 SL BENFICA (Toronto CNE Cup=Vencedor)

"EUSEBIO CUP"




Eusebio Cup
2008: SL BENFICA 0 - 0 INTER MILAN* (4 - 5 pen.)
2009: SL BENFICA* 1 - 1 AC MILAN (5 - 4 pen.)

"O VOO DA AGUIA,O SIMBOLO DA NOSSA PAIXAO"











"O ANTIGO ESTADIO DA LUZ"







"O ESTADIO DA LUZ"













"OS ADEPTOS"